Os visitantes regressam ao seu site?

É bom ter novos visitantes, mas ter visitantes recorrentes é óptimo. Visitantes que regressam ao nosso site de tempos a tempos são visitantes que não temos que gastar tempo e dinheiro a atrai-los, são visitantes para os quais o conteúdo do nosso site é suficiente.

Se o seu site é do tipo informativo os visitantes recorrentes são especialmente importantes. Mas mesmo que o seu objectivo final seja vender um produto ou serviço você terá muito mais possibilidades de vender a visitantes que de vez em quando voltem ao seu site. Antes de se decidir comprar um visitante normalmente vê o anúncio, ou consulta a página de venda, várias vezes. Quem já fez compras por exemplo no ebay sabe que é assim.

Como aumentar os visitantes recorrentes?

Há alguns recursos que se podem usar para aumentar o número de visitantes que regressam ao nosso site:

  • Podemos por exemplo encorajar os visitantes a adicionarem o nosso site aos favoritos do navegador que utilizam. Veja como o pode fazer no artigo Script para adicionar site aos favoritos .
  • Em alguns tipos de sites pode também ser oportuno sugerir que os visitantes coloquem o nosso site como sua homepage. Veja como fazer no artigo Script para definir homepage.

Estes recursos podem produzir alguns resultados positivos mas lembre-se que para ter visitas recorrentes é fundamental ter conteúdo de qualidade, conteúdo interessante e útil. Isto é a base para se ter qualquer site com o mínimo de sucesso.
A taxa de visitantes recorrentes em relação aos novos visitantes é portanto importante como medida da qualidade do conteúdo de um site. Esta é uma métrica importante para o posicionamento dos sites nos motores de busca.

No Google Analytics podemos por exemplo encontrar o seguinte gráfico que ilustra bem a percentagem de visitantes recorrentes:

visitantes-novos-recorrentes

Mais visitantes recorrentes num site significa mais capacidade que esse site tem em captar a atenção dos visitantes. Os visitantes regressam no futuro a esse site em busca do conteúdo que valorizaram.

Qual a percentagem ideal?

Se os visitantes recorrentes no seu site ficam abaixo dos 10% o seu site pode não estar a oferecer informação suficientemente interessante ou útil. Nestas condições lançar por exemplo uma campanha de tráfego paga para levar novas visitas ao seu site pode não compensar, pode não permitir capitalizar.

Por outro lado se a percentagem de visitantes recorrentes no seu site for superior a 30% você pode não estar a investir o suficiente em atrair nova audiência, não fomentando assim a geração de novas receitas, não permitindo o crescimento do seu negócio online.

Eu diria, com base na experiência que tenho tido, que uma percentagem de visitas recorrentes pode ser considerada saudável quando se encontra em torno dos 15%.

E você

E você? Qual é a percentagem de recorrentes no seu site?
Que estratégias você tem usado? Tem usado os recursos de Favoritos ou Homepage? Usa outras estratégias para fazer os visitantes regressarem?

O post “Os visitantes regressam ao seu site?” foi publicado no Como Fazer Um Site

Junte-se a nós: Facebook | Twitter

Powered by WPeMatico