Qual é a sua história corporativa?

James Mcsill é um expert em auxiliar empresas a construírem suas próprias histórias e assim levar ao seu público alvo não somente mais credibilidade mas também engajamento.

Conversando com James recentemente ele me fez uma pergunta interessante. – Quantas vezes você já ouviu no rádio ou na TV slogans, anúncios, jingles de marcas conhecidas? Eu respondo o óbvio – muitas. Ele retrucou, quantas marcaram você, quantas fizeram você pensar, quantas você se lembra? Refleti e disse: – poucas!

Ele concluiu dizendo que nossa memória não armazena listas, ela usa uma espécie de “relevância do Google” para reter ou eliminar tudo aquilo a que somos expostos no cotidiano. Storytelling é o nome dado ao processo de desenhar e contar histórias marcantes. Hollywood tem transformado algumas destas, empresariais e do mundo corporativo, em grandes sucessos. Apple, Facebook, Google, Walmart já serviram de inspiração e temática.

Enquanto escrevo este post, observo minha estante de livros e penso quantos deles foram comprados pois por trás de um mero título estava uma grande história. Encontro de cara dois deles, bem antigos. O primeiro chama-se The Spirit to Serve que conta a história do grupo Marriott que nasceu de um pequeno bar de esquina transformando-se em um dos maiores impérios da indústria do turismo mundial. O segundo livro chama-se Nuts e foi escrito para contar-nos a incrível história do nascimento da Southwest Airlines. Eu poderia listar aqui uma centena de outros. Interessante que somente ao ter novamente contato com estes livros – eu consigo perceber que lembro-me muito bem das histórias, mesmo tendo as lido há mais de dez anos.

A grande sacada do Storytelling voltado a corporações é alinhar fatos curiosos, vitórias, derrotas, superações de forma que a marca visível seja alinhada com algo quase que intangível, que nos remete ao passado e nos orienta ao futuro.

E sua empresa, possui uma história bem contada? Reconhecida?

Muito importante, não se esqueça que esta história deve ser 100% verdadeira.

O post Qual é a sua história corporativa? apareceu primeiro em Gestão Positiva.

Powered by WPeMatico