Novidades da terra de Tio Sam

Voltei dos Estados Unidos e por lá o que se vê é uma situação de retomada da economia. Para quem acompanhou de perto o sufoco de 2009 e 2010, parece que as terras do Tio Sam vão muito bem obrigado. O que mais impressiona é a retomada da indústria de infraestrutura e da construção.

Participei de dois eventos por lá, um chamado DevLearn que reuniou quase três mil pessoas envolvidas com mecanismos de aprendizado à distância. Parece que este é um caminho sem volta. A falta de tempo das pessoas, a distância física das equipes e as facilidades geradas pelas tecnologias, são algumas âncoras para este modelo ser um sucesso. Praticamente todas as grandes empresas americanas já oferecem programas de treinamento e assessoria online à seus colaboradores – bastando uma conexão de internet reazoável e um dispositivo móvel para que qualquer um possa acessar os conteúdos.

O segundo evento foi a PubCon – uma das maiores conferências voltadas à mídia social. Outra tendência sem volta. Em breve ninguém mais terá qualquer tipo de business que não envolva algum tipo de relacionamento com as mídias sociais. Os canais de vendas tradicionais estão com dias contados. O uso de Facebook, Google, YouTube, Pinterest, Instagram deixam de ser apenas canais relacionais sociais e passam a ser figuras chave no processo de engajamento de clientes.

O mais interessante é a velocidade do avanço tecnológico nestas áreas. Você tem à sua disposição todo o tipo de suporte para atacar o mercado via redes sociais. Desde criadores de conteúdo, designers, especialistas em engajamento, e muito mais. E com uma vantagem incrível, os custos destes trabalhos estão em queda livre. O que significa uma rápida expansão do segmento para empresas de pequeno e médio porte, uma espécie de democratização dos poderes de marketing e propaganda. Como não existem fronteiras, os profissionais desta área concorrem com especialistas da Índia, Rússia, Norte Europeu e, claro, os Asiáticos.

A boa notícia: os blogs continuam em alta (ufa que bom !!!).

Powered by WPeMatico