Como os CEO’s estão vendo o mundo?

A PwC Consultoria recentemente divulgou uma pesquisa realizada com mais de 1.400 CEO’s distribuídos por todos os continentes sobre suas visões de negócios. A grande maioria mostra-se otimista quanto a melhoria de resultados. Mais de 30% deles afirmam que sua organizações deverão crescer nos próximos doze meses. Os avanços em tecnologia são apontados pelos executivos como fator crítico de sucesso para melhoria de performance nos próximos cinco anos.

A lucratividade de longo prazo, ao invés de ganhos imediatos, é também apontada como uma tendência de olhar para os negócios com uma nova visão estratégica. Para atender as expectativas dos stakeholders, os CEO’s tem preocupação clara em criar processos que melhorem aspectos internos relacionados com gestão de riscos, comunicação e marca. As principais barreiras mencionadas pela pesquisa, quando pensamos em atendimento de expectativas dos players do negócio, são, em ordem de importância: aumentos dos custos de operação, regulamentações não claras ou inconsistentes e conflito entre os interesses dos stakeholders e as expectativas de performance financeira.

Quando o tema é engajamento e retenção de talentos, os executivos, em sua grande maioria (49%), entendem que é necessário focar-se em um pipeline de desenvolvimento futuros. O segundo ponto mais importante diz respeito a promover mudanças na cultura organizacional e em aspectos comportamentais. Quando questionados sobre manter, diminuir ou aumentar a força de trabalho, 48% dizem que pretendem aumentar seu headcount enquanto 21% indicam redução em seus quadros para os próximos 12 meses. Inovação continua sendo prioridade quando o assunto é impacto e valorização do negócio.

Um resultado interessante da pesquisa mostra que 56% dos CEO’s entrevistados concordam que um dos maiores entraves que os governos locais causam aos seus negócios está ligado a não clareza relativa a aplicação de impostos e sua efetividade.

Em relação a importância de outros países para o crescimento de seus negócios os CEO’s apontam que EUA, China e Alemanha são os três mais cobiçados, seguidos por Reino Unido, Índia e Brasil. Olhando para as tendências globais, os respondentes acreditam que o mundo dos negócios caminhe para blocos concentrados por regiões, legislações múltiplas, sistemas de valores e crenças distintas e investimentos bancários regionais ao invés de globais.

Para finalizar mais de 60% dos CEO’s consideram importante estar aptos e preparados para responder a eventuais crises.

Todos os detalhes da pesquisa você pode acessar no site da PwC.

 

O post Como os CEO’s estão vendo o mundo? apareceu primeiro em Gestão Positiva.

Powered by WPeMatico