O colégio Marinheiro Popeye, localizado na quarta etapa do Conjunto Ceará, em Fortaleza, está realizando durante a semana do dia 02 ao dia 06 de janeiro a semana pedagógica de 2017. O tema desenvolvido na tarde de hoje foi sobre: “A importância da aprendizagem significativa no processo de ensino e aprendizagem”. Estavam presentes os educadores do fundamental I e II, além da equipe da gestão pedagógica.

O diálogo foi desenvolvido com base no papel do professor nesse processo. Para termos cidadãos mais críticos e conscientes é preciso estimular o conhecimento através dos desafios diários, relacionando os conteúdos escolares a vida cotidiana, fazendo com que os alunos formulem e reformulem, aprendam a fazer perguntas, para só então, construir as respostas.

Equipe do Colégio Marinheiro Popeye
Equipe do Colégio Marinheiro Popeye

img_20170104_143530103

Segundo a psicopedagoga institucional, Juliana Silva, a importância desse encontro se deu quando o professor pôde refletir sobre seu papel, sua importância nessa ponte do saber e o que fazer com o conhecimento adquirido.

O professor Francisco Iranilson Alves Nunes destacou ainda a dificuldade enfrentada pelos docentes quando o sistema teima em fechar o diálogo criando por exemplo “A escola sem partido”, onde o aluno não teria o direito de refletir e opinar sobre política. E o que não é política quando se vive em sociedade?

Que possamos aprender a fazer mais perguntas, em vez de procurar as respostas certas! Afinal de contas, “o que move o mundo são as perguntas”!

 

O post Aprendizagem Significativa apareceu primeiro em Educação.

Powered by WPeMatico

Related Posts