Porque os cães sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães

Porque os cães sonham?

Conforme especialistas, cães gastam de doze a catorze horas, a cada dia, sonhando. Em algumas ocasiões, os proprietários de cachorros vão relacionar aquela minúscula pata dobrada ou um ruído pequeno que sai enquanto um cachorro dormita com qualquer coisa que o bicho está sonhando. Porém os cães sonham mesmo ou essas ligeiras distorções são inteiramente involuntárias?
A resposta a esta pergunta, segundo a grande parte dos estudiosos, é que os cachorros provavelmente têm sonhos. Estudiosos do Massachusetts Institute of Technology, explicam que os cachorros têm uma estrutura de sono bastante parecida aos seres humanos. Os cães, assim como os indivíduos e outros espécimes, exercem o sono REM (Rapid Eye Movement), o período do sono em que os indivíduos realizam sonhos.
Porque os cães sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    Os indivíduos e os cachorros também possuem intensos graus de atividade cerebral ao longo dessa fase do sono, o que indica que estes animais acham-se sonhando, bem como os indivíduos. Por fim, tanto os seres humanos quanto os cachorros ainda possuem uma estrutura cerebral que suspendem os básicos músculos corporais com o intuito de proibir estes músculos de atuar fisicamente nos sonhos: o Pons Varolli. O fato de os cães também terem essa estrutura muscular assegura que ela está lá por um motivo: evitar que os músculos atuem à medida que os cães estão sonhando.

O que os cães sonham?

A fisiologia cerebral dos seres humanos e dos cachorros é conhecidamente igual ao dormir, porém o que isto significa para o conteúdo dos sonhos dos cães? Especialistas realizaram experimentações com roedores dorminhocos e os resultados revelam que seus sonhos estão conectados a situações verdadeiras, assim como com os humanos. Ainda que um estudo preciso com cães não tenha sido conduzido, outros cientistas consideram que os sonhos dos cães também são fundamentados em práticas diárias, como aquela bolinha que ele aprecia ou o felino do vizinho que mia o dia todo da janela.
Análises também revelaram que uma das principais coisas que um cachorro sonha é com o seu proprietário.
Lamentavelmente, os humanos não devem se comunicar diretamente com seus cachorros para equiparar seus sonhos com os deles, assim não existe certeza de que os cachorros sonhem de natureza igual que os seres humanos. Os estudiosos consideram que os sonhos dos cães são ligados, principalmente, às suas atividades cotidianas. Em outras palavras, provavelmente é similar aos nossos sonhos; uma linha de história desarticulada que faz sentido ao sonhar, todavia que é capaz de não possuir uma sequência narrativa tão lógica como se imaginou uma vez acordado.

Os sonhos dos cachorros são habituais?

Porque os cães sonham? Animais de Estimação Cães Curiosidades sobre Cães    Os reflexos nas pernas, suspiros e grunhidos no decorrer do período REM de um cachorro são totalmente habituais. Os cães inclusive tendem a ter uma quantidade maior de movimento no sono, então é habitual ver algo como “dormir correndo”. Ao perceber que um cachorro está se movendo em excesso – ou é capaz de estar tendo contrações durante seu sono – o proprietário necessita de entrar em contato com seu médico-veterinário para garantir que tudo esteja bem com o cão enquanto ele sonha.

Posso despertar um cachorro adormecido no tempo em que sonha?

Acordar o cachorro enquanto ele está claramente no fundo de um período REM não irá danificar a saúde do cão, mas isto seria capaz de assustá-lo. Se o cão é inclinado a impaciência ou a agressão, um susto será capaz de intensificar este hábito. Assim, é bem melhor deixar o cachorro sonolento permanecer dormindo.

 

Deixe um comentário