Boiadeiro Bernês - Cão de Estimação Animais de Estimação Cães Raças de Cães

Boiadeiro Bernês – Cão de Estimação

O Boiadeiro Bernês é uma espécie muito remota da Suíça, que no decorrer dos séculos e com os diversos entrelaçamentos feitos, se transformou o cão o qual conhecemos hoje. Em seu lugar de origem, os Bernois Bouvier foram bastante utilizados pelos lavradores como cães de vigia e também por criadores de gado, auxiliando a conservar os rebanhos protegidos. No fim do século XIX, por causa da ótima fama do queijo da Suiça, os lavradores obtiveram o melhor proveito do desempenho dos cachorros da raça Boiadeiro de Berna, muito utilizados para puxar os carros de leite.
O mais conhecido dos Sennenhund ou, “Cães de Montanha Da Suiça”, o Cachorro Boiadeiro Bernês se destaca por ser o único a ter um pelo longo e macio. Nâo se sabe certamente a sua genealogia, unicamente suposições. Certos especialistas acham que sua biografia está na fase da invasão romana em território Suiço, quando os Mastiffs cruzaram com os cães defensores de gado nativos.
Fora de ser um formidável cão de tração, ele inclusive suporta as temperaturas mais congelantes, fora de proteger o rebanho. Embora a utilidade desses pets, poucas iniciativas foram feitas pra eternizar a espécie. No final dos anos de 1800, a raça estava em ameaça de desaparecimento.
Nessa época, o professor Albert Heim começou uma pesquisa sobre os cães suíços que chegou a identificação do Boiadeiro de Berna (Bernese Mountain Dog) como um dos espécimes. Entretanto, apenas nos Alpes baixos que se acharam estes cães. Com os esforços de Heim, estes cães foram difundidos na Suíça e na Europa. Os melhores exemplares foram vistos na área de Durrbach, dando a raça o título de Durrbachler. Em seguida do progresso da espécie, modificou-se o título para “Boiadeiro Bernês”. O precedente deles entrou na América em 1926; o reconhecimento oficial do AKC aconteceu no ano de 1937.

Características físicas do Boiadeiro Bernês

Boiadeiro Bernês - Cão de Estimação Animais de Estimação Cães Raças de Cães
O Boiadeiro Bernese tem três cores, grande porte e um comportamento muito amável. Por causa da sua história, ele detém uma grande habilidade de defesa de gados e ocupações no pastoreio, sendo, além de tudo, sagaz, vigoroso e muito ágil.
Ele é bastante vigoroso, muito grande e possui ótima proporcionalidade. Suas orelhas caem ao longo dos lados de sua cabeça, tendo também membros curtos e orelhas médias. Seu rabo é muito espesso e pende por cima do tronco. O pelo é afilado, liso, alongado e escuro com vermelho e manchas amarronzadas nas bochechas, olhos, pernas e torso. Possui também manchas esbranquiçadas em sua cabeça, ao redor do pescoço, peito, patas e ponta do rabo.

Ele inclusive é bem companheiro. Caso o seu dono esteja em casa, ele irá fazer o possível com o objetivo de se reunir próximo dele, apresentando todo o seu companheirismo. Sua maior alegria é unicamente estar com as pessoas queridas. Se você não possui lugar ou tempo disponível com o objetivo de oferecer atenção, então não adquira esse cão. Eles foram feitos para constantemente junto de seus donos.

Pelagem do Boiadeiro Bernês
Seu pelo é lindo: uma pelagem dupla, densa, com a parte de fora longa e uma camada inferior bem peluda. Caracteristicamente de três colorações, a grande parte do corpo do cão dessa raça é coberta por pelos muito escuros, com ferrugem e branco brilhante. Tem uma marcação esbranquiçada na forma de uma cruz inversa, uma mancha clara em torno de seus olhos e no início do rabo.
A cor dominante do Cachorro Boiadeiro Bernês é o preto, que deve ser forte, com as manchas em castanho muito especificadas na face, em cima dos olhos, nas patas e no torso. Os membros também são capazes de ter pelo branco desde que não passe o princípio das pernas.
A pelagem precisa de ser escovada frequentemente, com o intuito de deixá-la constantemente sadia, além disto, sua pelagem é fina e longa. Nas estações da primavera e outono acontece uma redução significativa de pelos no Cão Boiadeiro Bernese. Escovar muitas vezes semanalmente também ajuda a diminuir a abundância de pelo tombado em torno da casa e conserva a pelagem higienizada e desembolada. O banho recorrente, a cada três meses ou mais, conservará sua limpeza.
Temperamento do Boiadeiro Bernês
Inteligência, astúcia e ternura são qualidades do Cachorro Boiadeiro Bernese. Ele inclusive é nobre, dócil e tolerante. Ele adora estar com a família e fica contente quando é acrescentado nas atividades familiares. Seu porte é uma de suas peculiaridades mais influentes e é nítido que o adestramento inicial é primordial para ensinar ao Boiadeiro Bernese a como se comportar perfeitamente no lar e com as pessoas. Ele pode crescer bastante, entretanto sempre continuará sendo um “crianção”. Essa raça é lenta para amadurecer.
O Boiadeiro Bernês protege sua família, no entanto ele em geral não seja agressivo. Acostume-o desde sempre a exercer interação com pessoas estranhas e, de preferência, em lugares com muitas pessoas conjuntamente, dado que ele é muito arredio na ocasião em que não há alguma coisa nova para ele.
Para você conseguir possuir um cachorro muito manso, acostume-o desde novo a tudo o que seja capaz de ser incomum pra ele, para que ele não crie temor, fique arredio ou muito ansioso. Apresente a ele ruído, as demais pessoas e situações fora de seu habitual para educá-lo a como se proceder.
O comportamento do Cão Boiadeiro Bernês é atingido por uma série de determinates, abrangendo ancestralidade, treino e socialização. Logo depois de acostumados, eles irão desejar fazer amizades com as demais pessoas, fora de serem geralmente brincalhões e terem bastante curiosidade.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
O Cão Boiadeiro de Berna também é um bom cão de guarda, que irá avisar todos da casa ao mínimo sinal de proximidade de um desconhecido ou ladrão. Este cachorro é tido como totalmente leal como um animal de estimação e de companhia da família.

As tendências para pastagem e guarda deste cachorro inspiram tudo que ele faz. Se você possui crianças no lar, pode ficar tranquilo: as crianças irão amá-lo.

Ele é um cão inquieto, já que está sempre buscando algo para fazer, tal como por exemplo, um desafio. O Boiadeiro vai desejar sempre agradá-lo, consequentemente ele irá fazer de tudo para se acertar em muitas funções que você der para ele realizar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Se o Cachorro Boiadeiro Bernês for abandonado ou habitualmente deixado sozinho, pode tornar-se aborrecido e agitado. O mesmo se sucede na ocasião em que não é proposta uma tarefa específica para que desempenhe. Um jardim não é grande o suficiente para ele. Outra coisa: caminhe com ele, pelo menos, uma hora ao dia, para mantê-lo bem mental e fisicamente.

Hoje em dia os Cachorros Boiadeiros De Berna enfrentam alguns problemas associados a sua saúde. A raça tem um pequeno conjunto de genes o qual resultou em diversos problemas de saúde relacionados à endogamia (consanguinidade). Diversos exemplares estão sendo gerados sem nenhum tipo de padrão, o que está resultando esses problemas. Assim, o Cão Boiadeiro Bernese está sofrendo demais. As pessoas que querem ter um cachorro dessa raça necessitam ter bastante cautela ao adquirir um filhote e devem buscar um criador com muita referência no mercado.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês
Se você habita em um apartamento ou em um condomínio, nem pense em comprar um Cachorro Boiadeiro De Berna. Para o seu cão aproveitar mais satisfatoriamente o ambiente, um lar grande com um extenso espaço é o adequado. Ele também tem energia de sobra. Além de divertir-se no pátio, ele precisa de ao menos praticar exercícios físicos intensos diariamente com o intuito de se preservar em excelentes condições.
Limpe os dentes do seu Cachorro Boiadeiro Bernês de duas a três vezes semanais para retirar o acúmulo de tártaro e os germes da boca dele. A escovação diária é inclusive melhor se você quiser evitar a enfermidade das gengivas e o mau hálito.
Apare as unhas mensalmente se o seu cachorro não as puir normalmente. As unhas certamente estão enormes, caso você consiga ouvi-las no momento em que ele se encontra andando. Ocorrerá um pequeno sangramento se você cortar no lugar incorreto, então terá graves problemas.
Caso existir fedor ou vermelhidão nas orelhas do seu Boiadeiro, nesse caso leve-o a um médico-veterinário imediatamente. Verifique com um veterinário a respeito de qual produto usar para higienizar as orelhas do seu cão, assim, em seguida, limpe-as com um pouco de algodão úmido. Não coloque coisa alguma no canal de audição, limpe unicamente a parte de fora da orelha.
Constantemente veja a pele do seu pet, analisando qualquer tipo de anomalia, tal como: infecção, vermelhaço ou sensibilidade, não exite em chamar um veterinário.
Fillhote do Boiadeiro Bernês
Se você quer um cão muito bem adequado em um ambiente familiar, habitue ele desde filhote às interações com as pessoas da família. Por causa disso, o dono deve determinar desde cedo limites diretos para o Boiadeiro. Ao contrário de outras espécies de animais, devido a um processo de maturação vagaroso, o processo de adestramento do Boiadeiro leva um ciclo maior.
Comece a acostumar seu Boiadeiro de Berna a ser escovado e examinado desde filhote. Sempre examine os membros e a boca do Boiadeiro. Pra educá-lo a se comportar na ocasião em que for necessário ir a qualquer consulta, comece a conceder para ele qualquer padrão de recompensa e jamais se esqueça do elogio no momento em que ele reagir adequadamente. Tal como as escovações vão fazer parte de seu cotidiano, o filhote deve ser habituado a rotina e limpeza e conservação desde filhote.
Antes dos dois anos de vida, jamais deixe seu Boiadeiro fazer demasiado empenho corporal, tal como: tracionar muito peso, saltar de locais muito altos em áreas muito duras, pois as suas juntas ainda não encontram-se bem construídas. A brincadeira normal, no gramado, está concedida.
Curiosidades sobre o Boiadeiro Bernês
Com seu pelo grosso e bonito, o Pet Boiadeiro Bernese se encaixa bem em temperaturas frias. Contudo, com a pelagem escurecida e da estatura enorme, ele é propenso a sentir bastante calor. Jamais deixe que ele se exercite com muita força em dias altamente quentes.
Caso você deseje possuir um Boiadeiro Bernese, saiba que ele exige um excessivo cuidado. Ele se desenvolve mais depressa entre os 4 e 7 meses, neste ciclo ele está propenso a lesões e disfunções nos ossos. A dieta deve ser bem caprichada, com ótima qualidade, rica em nutrientes, mas em uma quantidade certa, a fim de que ele cresça moderadamente.